Dúvidas sobre o IRPF?

Categoria: Lançamentos
Fonte: http://www.portalcfc.org.br/noticia.php?new=25215

Fonte: Correio Braziliense

O contribuinte não terá mais problemas para se informar sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda deste ano. O Correio Braziliense e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) fecharam parceria e vão esclarecer todas as dúvidas dos leitores, para evitar que caiam na malha fina. Os esclarecimentos serão publicados diariamente no jornal e no site, basta que as perguntas sejam enviadas para economia.df@dabr.gov.br. Os questionamentos já podem ser enviados. A publicação das respostas começa em 1º de março.

O presidente do CFC, José Martonio Coelho, considera fundamental que os meios de comunicação auxiliem a sociedade. Ele ressalta que a parceria tem um cunho social. “O cidadão ainda é muito arredio à questões relacionadas a tributos.” Coelho chama atenção que são os detalhes que podem levar os contribuintes a caírem no erro. “Por mais que a interação tenha melhorado, a legislação é complexa e têm muitas situações que, dependendo do tipo de atividade profissional que a pessoa exerça, é difícil ter a percepção de como proceder”, esclareceu.

Ele pondera que, quando o contribuinte trabalha em uma empresa e o tributo é retirado diretamente da fonte, é mais simples e dificilmente aparecem erros, mas, na medida em que os rendimentos variam, com uma aplicação no mercado financeiro ou compra e venda de imóveis, por exemplo, a declaração já não é mais tão simples.

Detalhes

No ano passado, segundo a Receita Federal, 617.695 declaração do Imposto de Renda Pessoa Física caíram na malha fina. E, segundo o presidente do CFC, são os detalhes que mais levam o contribuinte à retenção. Um erro de digitação pode atrapalhar a vida do declarante e causar um sério problema com o Fisco. “Cair na malha fina tem um preço alto para o cidadão comum”, explicou. Para Coelho, o papel do Conselho Federal de Contabilidade é proteger a sociedade e o esclarecimento é uma forma de proteção.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, foram designados cinco especialistas em Imposto de Renda para auxiliarem nas dúvidas dos leitores do Correio. “Os profissionais são conselheiros do CFC e possuem empresas de contabilidade. Escolhemos a dedo aqueles mais qualificados para atuar nesta parceria”, afirmou.

www.alibreplica.com


Últimas notícias da Categoria "Lançamentos"

Receita Federal orienta sobre demisão de empregados no eSocial

Receita Federal orienta como deve ser feito o desligamento do empregado dentro das limitações que o eSocial apresenta no momento.

20º Congresso Nacional de Contabilidade

4.000 profissionais já se inscreveram

Regras da declaração do IRPF 2016

As regras para quem irá declarar o Imposto de Renda em 2016

DeSTDA - Nova obriga??o dos contribuintes do ICMS optantes pelo Simples Nacional

A DeSTDA dever? ser apresentada relativamente a fatos geradores ocorridos a partir de 1? de janeiro de 2016, pelos contribuintes do ICMS optantes pelo Simples Nacional

Liberado o download do Programa da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2016

Disponíveis para download o Programa IRPF 2016 e Receitanet

PARCEIROS

Contato
Fone: (42) 3224-5008 replicas relojes
Fax: (42) 3224-5171replica watches
(WhatsApp) (42) 99875-4971
Endereço
Rua: XV de Novembro, 354 - 3 Andar replica horloges
Ponta Grossa - Paraná
replica rolex fake rolex fake watches fake rolex watches